Especialidades

Ceratocone

O que é o Ceratocone?

O Ceratocone é uma patologia corneana, é quando a córnea fica com forma de cone (protusa). Essa doença atinge os dois olhos, mas não é causada por inflamação e pode ser causada por vários outros fatores. A forma cônica da córnea provoca um astigmatismo irregular e há uma baixa da acuidade e qualidade de visão. Esta patologia é de ocorrência pouco frequente e o diagnóstico é feito, na maioria das vezes, entre a segunda e a terceira décadas de vida. No estágio inicial da doença, o diagnóstico é feito principalmente através de um exame chamado Topografia de Córnea. Nos casos mais avançados, o exame clínico pode ser suficiente para o diagnosticar a doença.

O Ceratocone está associado a algumas doenças, como a Síndrome de Down. É comum um padrão familiar, com vários membros numa mesma família afetados. O ato de coçar os olhos é considerado um fator de risco no desenvolvimento da doença, principalmente quando realizado de forma vigorosa e repetida.

Quais são os tipos de tratamento?

Óculos:

O uso de óculos pode melhorar a visão, mas não é suficiente para oferecer uma visão com qualidade.

Lentes de contato:

As lentes regularizam a superfície corneana e melhoram a visão dos pacientes. Sendo, na maioria dos casos, a primeira escolha de tratamento.

Crosslinking:

Este procedimento consiste na aplicação de radiação ultravioleta sobre a córnea em presença de vitamina B, tornando a córnea mais rígida e impedindo a progressão do Ceratocone. Este tratamento é feito com a utilização de anestesia de colírio.

Implante de anéis intracorneanos:

Reduzem a curvatura corneana, deixando a córnea parcialmente plana, reduzindo alterações de alta ordem.

Neste tipo de tratamento é utilizado o Laser de Femtosegundo. O laser cria um túnel na córnea e a seguir o cirurgião introduz o anel no interior do túnel. Com isso, obtendo um efeito de redução na curvatura corneana, proporcionando uma visão melhor para os pacientes submetidos ao procedimento. O procedimento é indolor e muito preciso, reduzindo os riscos de complicações e com melhores resultados, além de rápida cicatrização e retorno às atividades cotidianas.

PRK Topográfico:

Em alguns casos utiliza-se o laser para corrigir o grau residual que o paciente tenha. Junto com o laser, na maioria das vezes, é feito crosslinking, diminuindo a curvatura na área central e melhorando a qualidade de visão do paciente.

Não é um tratamento para todos os casos, pois depende do estágio que a doença se encontra. Existem casos em que um paciente passa pelo crosslinking em um olho e anel no outro olho. Isso é variável de acordo com o nível do Ceratocone.

Convênios

O Hospital de Olhos de Carangola mantêm parceria com vários Convênios e planos de saúde. Muito mais comodidade e praticidade para nossos pacientes. Há mais de 15 anos cuidando da visão e de pessoas.

Convênio Cassi Convênio Cemig Convênio IPSM Convênio SCC Convênio IPSEMG Convênio Postal Saúde Convênio SulAmerica Convênio Unimed Convênio Bradesco Convênio ACIAC Convênio CIS Caparaó Convênio CIS Leste Convênio CIS Verde Convênio Conspnor Convênio SOS Vida Convênio AFUNC Convênio CIS Novo Convênio UP Convênio ASMEF
Logo

Ícone LocalizaçãoRua Santa Luzia, 172, Centro, Carangola - MG

Ícone AtendimentoSegunda a Sexta de 8h às 18h
Sábados de 8h às 12h

Ícone WhatsApp 32. 9 8493-3550

Ícone Telefone32. 3741-4086
32. 3741-2707

Direção Técnica: Dr. Fábio Morando - CRM 38849 / RQE: 14121

Copyright © 2023 - Hospital de Olhos Carangola - Todos os direitos reservados